O MITO ALFA ROMEO
A 24 de junho de 1910, é fundada em Milão uma nova empresa com o nome de A.L.F.A. (Anonima Lombarda Fabbrica Automobili). É o empresário napolitano Nicola Romeo quem adquire a empresa e muda o seu nome para Alfa Romeo.
No mesmo ano, Ugo Stella e Giuseppe Merosi, o primeiro engenheiro-chefe da empresa, assinaram um acordo para a criação de dois carros, de seu nome 24 CV e 12 CV, uma referência à respetiva potência em cavalos.
Em 1923, o primeiro resultado revolucionário foi alcançado na história da Marca: Ugo Sivocci ganhou o Targa Florio numa Alfa Romeo RL. A primeira de 10 vitórias da Marca na famosa corrida da Estrada Siciliana.
O LOGÓTIPO E A LIGAÇÃO COM MILÃO
A ligação inquebrável com Milão é a pedra angular da imagem global da Alfa Romeo. A ideia do logótipo vem de um jovem ilustrador chamado Romano Cattaneo, um grande amigo de Giuseppe Merosi. Enquanto esperava pelo elétrico número 14 na Piazza Castello, a sua atenção foi atraída pelo Biscione Visconteo na torre principal do Castello Sforzesco. Foi amor à primeira vista, mas ainda faltava algo. Cattaneo e Merosi trabalharam em diferentes versões: a mais convincente mostrava o dragão Biscione de um lado, e o emblema da Cidade de Milão, uma cruz vermelha sobre um fundo branco, do outro.