PAIXÃO ELÉTRICA

A nobre desportividade italiana tem uma nova energia.

UMA NOVA ERA ELETRIZANTE

Desportividade italiana e prazer de condução visceral. O ADN único da Alfa Romeo tornou-se o catalisador de uma nova forma de interpretar a eletrificação, marcando um momento sem precedentes na história da Marca.
E assim nasceu o Alfa Romeo Junior Elettrica.

PAZ DE ESPÍRITO

Mais de 600.000 pontos de carregamento públicos na Europa e uma vasta gama de soluções inteligentes que lhe permitem gerir o carregamento do seu automóvel elétrico através do seu smartphone ou smartwatch.

ALMA URBANA

O novo Alfa Romeo Junior Elettrica permite um acesso fácil às zonas de baixas emissões e simplifica a busca por parques de estacionamento disponíveis, tornando as suas deslocações pela cidade silenciosas e totalmente livres de stress.

BENEFÍCIOS

Benefícios fiscais, incentivos estatais e baixos custos de funcionamento. Ao optar por um automóvel elétrico Alfa Romeo usufrui de vantagens financeiras significativas.

DESEMPENHO

Pura emoção nas suas viagens diárias. O Alfa Romeo Junior Elettrica garante-lhe uma excelente dinâmica de condução e um desempenho extraordinário. Resumindo: desportividade ao mais alto nível.

ALFA ROMEO JUNIOR ELETTRICA

Com uma autonomia WLTP combinada até 410 km, o Alfa Romeo Junior Elettrica oferece uma velocidade máxima superior a 200 km/h (versão Veloce). Através do carregamento rápido DC, este automóvel elétrico compacto pode ser recarregado de 20% a 80% em apenas 27 minutos, com uma potência máxima de 100 kW.

Saiba mais sobre a gama de serviços disponíveis para levar as suas viagens ao próximo nível.

Como recarregar o seu automóvel

CARREGAMENTO DOMÉSTICO

As fontes de alimentação domésticas são úteis para quem quer carregar a bateria do seu veículo elétrico durante a noite. Ao carregar em casa, o seu veículo estará pronto para sair para a estrada na manhã seguinte.
A energia fornecida por cada aparelho varia consoante a capacidade de carga do modelo.

 

Tomada normal

 

Pode carregar o seu veículo elétrico em casa utilizando a tomada elétrica doméstica AC e um Cabo Modo 2 - disponível como acessório e capaz de carregar a bateria até 2,3 kW a uma velocidade padrão. Com esta solução, pode obter até 200 km de autonomia numa noite (cerca de 12 horas).

Cabo Modo 3

 

Disponível de série no Alfa Romeo Junior Elettrica, o Cabo Modo 3 requer a instalação de uma wallbox para utilização em casa. Com base na versão do automóvel e no tipo de wallbox, permite-lhe carregar o seu veículo de 0% a 100% em 5 horas e 45 minutos (11 kW).

INSTALAÇÃO DA WALLBOX

A Free2move eSolutions oferece um serviço de instalação profissional, em conformidade com os critérios de elegibilidade do governo. Pode ter a sua easyWallbox ou eProWallbox instalada em quatro passos.

    
Como recarregar o seu automóvel

CARREGAMENTO PÚBLICO

A utilização de estações de carregamento públicas está a tornar-se cada vez mais acessível, uma vez que a rede de carregamento está em constante expansão.

MY ALFA CONNECT

Com a aplicação My Alfa Connect, pode aceder a todos os serviços conectados do seu Alfa Romeo. Pode planear a sua próxima viagem tendo em conta a autonomia e encontrar a estação de carregamento mais próxima. Pode aceder também de forma fácil à aplicação eSolutions Charging e gerir remotamente a sua wall box em casa.
 

      

Nota legal

Consumo do Alfa Romeo Junior (kWh/100km): 15.0 - 15.5; emissões de CO2 (g/km): 0. Autonomia elétrica (km): 410 - 398 de acordo com a diretriz da UE 1999/94. Valores determinados com base em testes oficiais em andamento prescritos pelo procedimento de homologação e medidos de acordo com o ciclo WLTP. Valores preliminares sujeitos a confirmação durante o processo de homologação. Os valores indicados são apenas para fins de comparação.

Os valores de consumo de energia e emissões de CO2 podem variar dependendo das condições reais de utilização e de vários fatores, como opções, temperatura, estilo de condução, velocidade, peso do veículo, equipamentos específicos (ar condicionado, sistema de aquecimento, rádio, navegação, luzes, etc.), pneus, condições da estrada, clima, etc.

As imagens são apenas para fins ilustrativos. Alguns recursos podem ser opcionais com um custo adicional ou temporariamente indisponíveis.

O Alfa Romeo Junior Elettrica Veloce ainda não está no mercado.

Será possível obter informações e encomendar o automóvel a partir de junho de 2024.

FAQ

TUDO O QUE PRECISA DE SABER SOBRE CARROS ELÉTRICOS

VEÍCULOS ELÉTRICOS

O termo “carro elétrico” refere-se tipicamente a todos os veículos que utilizam apenas motores elétricos alimentados por baterias recarregáveis para mover as rodas - em vez dos tradicionais combustíveis fósseis. Dada a ausência de um motor de combustão interna, estes automóveis produzem zero emissões de CO2 durante o seu funcionamento, o que os torna mais amigos do ambiente do que os veículos convencionais.

Os carros elétricos estão equipados com uma bateria e um motor elétrico - o seu principal sistema de propulsão. Quando se carrega no acelerador, a eletricidade da bateria é enviada para o motor, que a converte em energia de rotação. A bateria é carregada ligando o automóvel a uma fonte de energia, normalmente uma tomada elétrica ou uma estação de carregamento de veículos elétricos. O carregamento pode ser efetuado em casa ou em pontos de carregamento públicos.

Os motores elétricos podem gerar um binário e uma potência variáveis sem necessidade de mudanças de velocidade. Assim, nesse sentido, pode dizer-se que os veículos elétricos são automáticos. No entanto, não têm o mesmo tipo de transmissão automática que um automóvel convencional: é mais simples, consistindo frequentemente numa só mudança ou em nenhuma. Isto deve-se ao facto de os motores elétricos poderem fornecer o binário máximo a partir de zero RPM (rotações por minuto), eliminando a necessidade de várias mudanças.

Em muitos países, os automóveis elétricos estão sujeitos ao imposto de circulação, mas as taxas e políticas diferem frequentemente das aplicadas aos veículos tradicionais a gasolina ou a gasóleo. Alguns governos oferecem isenções ou reduções do imposto de circulação para os automóveis elétricos para incentivar a sua adoção e apoiar a transição para uma mobilidade limpa. Recomendamos que verifique os regulamentos em vigor na sua região.

Muitos países incentivam a adoção de veículos elétricos através de vários incentivos financeiros. Estes incluem incentivos à compra, como créditos ou descontos fiscais, e benefícios como isenções de taxas de congestionamento, acesso fácil a zonas de baixas emissões e estacionamento gratuito. Também neste caso, os incentivos podem variar consoante o país e estão sujeitos a alterações ao longo do tempo, à medida que os governos ajustam as suas estratégias.

TIPOS DE MOTORES

Produzindo zero emissões de CO2, os automóveis elétricos têm um impacto ambiental menor do que os automóveis a gasolina. Além disso, a pegada de carbono dos veículos elétricos pode ser ainda mais reduzida quando alimentados por fontes de energia renováveis, como a solar ou a eólica. As análises do ciclo de vida mostram que, embora a produção de baterias para veículos elétricos tenha implicações ambientais, os avanços na tecnologia das baterias e nos métodos de reciclagem estão a melhorar a sustentabilidade.

  • ICE: Motor de combustão interna. Refere-se ao motor tradicional de energia térmica (gasolina, diesel, etc.), em que a combustão do combustível é ativada através de um oxidante (geralmente ar) dentro de uma câmara de combustão que é parte integrante do circuito de movimento do fluido.
  • HÍBRIDO:  Este tipo oferece uma combinação de um motor de combustão interna e um motor elétrico, como se vê em modelos como o Alfa Romeo Tonale Hybrid e o Alfa Romeo Junior Ibrida. A bateria é carregada pelo motor de combustão interna e pela travagem regenerativa. Em veículos como o Alfa Romeo Tonale Hybrid e o Alfa Romeo Junior Ibrida, quando a bateria está carregada, esta tecnologia permite várias manobras de condução em modo 100% elétrico. Com base nos benefícios para o cliente e no nível de eletrificação, algumas soluções são frequentemente designadas por Mild Hybrids (MHEV). Nestes casos, a tração 100% elétrica não é possível.
  • HÍBRIDO PLUG-IN: A tecnologia híbrida plug-in também combina um motor de combustão interna com um motor elétrico. A bateria é carregada a partir de uma fonte externa (tomada de carga) e através da travagem regenerativa. Em modelos como o Alfa Romeo Tonale Plug-in Hybrid Q4, o desempenho da bateria permite efetuar viagens até 82 km na gama EV urbana.
  • BEV:  Veículo Elétrico a Bateria. A tração é exclusivamente assegurada por um motor elétrico, como se vê no Alfa Romeo Junior Elettrica. A condução é elétrica e o carregamento é efetuado apenas através de uma fonte externa e da travagem regenerativa.
  • REEV: Range Extended Electric Vehicle (veículo elétrico de grande autonomia). Este tipo de veículo tem um pequeno gerador a gasolina para recarregar a bateria e permitir uma maior autonomia quando o nível da bateria está baixo.

Um automóvel elétrico oferece custos de funcionamento mais baixos graças à redução das despesas de combustível e de manutenção. Além disso, contribui para a sustentabilidade ambiental, produzindo menos gases com efeito de estufa e melhorando a qualidade do ar. Além disso, proporciona uma melhor experiência de condução com um funcionamento silencioso, uma aceleração suave e um binário instantâneo, tornando-o eficiente e agradável de conduzir.

RECARREGAMENTO

Carregar um carro elétrico é fácil, com opções disponíveis para carregar em casa, no trabalho ou em pontos de carregamento públicos. Para carregar, basta ligar o seu automóvel à estação de carregamento utilizando o carregador adequado. É aconselhável carregar durante a noite ou fora das horas de ponta para poupar nos custos de eletricidade e garantir que o seu automóvel está totalmente carregado quando necessário. O Alfa Romeo Junior oferece três soluções de carregamento diferentes: tomada doméstica convencional, wallbox dedicada e estação de carregamento pública. Também oferece uma opção de carregamento rápido DC disponível em pontos de carregamento públicos.

Sim, os automóveis elétricos podem perder bateria quando estacionados, mas a taxa de perda é normalmente lenta. Fatores como a temperatura ambiente e o estado da bateria podem influenciar este processo. Os automóveis elétricos modernos têm muitas vezes características que minimizam as perdas, mas é aconselhável manter um olho no nível de carga se estiverem estacionados durante longos períodos.

O custo do carregamento de um automóvel elétrico depende de vários fatores. Em primeiro lugar, as tarifas de eletricidade variam em função da sua localização e do fornecedor, o que afeta grandemente o custo global. A velocidade de carregamento é outro fator a ter em conta: as opções de carregamento mais rápido tendem a ser mais caras. Além disso, a eficiência do veículo desempenha um papel importante; os automóveis mais eficientes requerem menos energia para carregar. Por último, carregar em casa é normalmente mais barato do que utilizar estações de carregamento públicas devido às tarifas de eletricidade mais baixas e à ausência de taxas adicionais.

O carregamento de um automóvel elétrico em casa com uma tomada normal demora normalmente várias horas, variando entre 8 e 12 horas para um carregamento completo. No entanto, com um carregador doméstico dedicado, este tempo pode ser significativamente reduzido. Nas estações de carregamento públicas, os tempos de carregamento variam ainda mais: utilizando o carregamento rápido DC, o Alfa Romeo Junior Elettrica pode recarregar de 20% a 80% em apenas 27 minutos.

Em geral, a autonomia dos automóveis elétricos depende de fatores como o tamanho da bateria, as condições de condução, a temperatura, a climatização e os hábitos de condução. O Alfa Romeo Junior Elettrica oferece uma autonomia combinada WLTP de 410 km e inclui funcionalidades para reduzir a ansiedade de autonomia, tais como aplicações e soluções integradas para o planeamento de viagens e para encontrar estações de carregamento próximas, proporcionando-lhe tranquilidade durante a condução.

MANUTENÇÃO

Em média, as baterias dos automóveis elétricos duram entre 10 e 20 anos. Naturalmente, fatores como a temperatura, os hábitos de carregamento e a manutenção geral do veículo podem afetar a longevidade da bateria. O conjunto de baterias do Alfa Romeo Junior está coberto por uma garantia de 8 anos, com 70% de garantia de Estado de Saúde.

Devido à sua mecânica mais simples e à ausência de um motor de combustão interna, a manutenção de um automóvel elétrico é normalmente menos frequente e menos dispendiosa em comparação com os veículos a gasolina ou diesel. A manutenção comum dos veículos elétricos inclui a verificação dos travões, a rotação dos pneus e a inspeção da bateria e dos componentes elétricos.